Afirmação de Paul Keller:

"A fé é um eufemismo para preconceito

e a religião é um eufemismo para superstição."

Exibições: 375

Responder esta

Respostas a este tópico

A Fé não depende de religião, pois é algo que nasce na alma das pessoas...

A religião pode ser seguida por pressão ou sugestão de outrem, mas a Fé é algo que existe na alma das pessoas, e independe de religião ou de templos para ser professada...

Aliás, o templo para a Fé, é a alma...

Beijos poéticos,

Marcial

Concordo plenamente com Marcial.

Bjss

Se for fé e religião de superfície, sim e, ainda assim, em termos. Assim como Paul Keller faz uma interpretação, na frase acima, há outras, infinitas,  interpretações do que seja fé e religião. 

 

Abraços!

Apesar de eu não me considerar uma pessoa muito religiosa, não vejo a religião como superstição, acredito que ela consiste na vontade do ser humano em seguir algo, seguir uma crença, quando falamos em superstição estamos falando do retorno que causa certas ações, como passar por baixo da escada, não deixar o gato preto atravessar a nossa frente,quebrar um espelho... Na religião muitas vezes não há o retorno, muitas vezes temos certas atitudes apenas para nos sentirmos melhor, como ir a uma igreja, orar, dar esmola, acredito que fazemos isso apenas para alcançar a alma. 

E o preconceito ele vem encoberto em quem tem má fé.

Faço minha a resposta do nosso amado Top Marcial Salaverry quando diz:

"A Fé não depende de religião, pois é algo que nasce na alma das pessoas...

(...)Aliás, o templo para a Fé, é a alma..."

Intervenção valiosa essa, faz-nos meditar profundamente

naquilo que por vezes permitimos adormecer em nós.

Nesse mundo de diversidades tudo é permitido com respeito e tolerância. Acredito que entre religião e irreligião só não cabe dogmáticos fanatismos, e entre a fé e o ceticismo que nada seja irrefutável e absoluto.

Na internet há vários Paul Keller. Seria interessante nomear exatamente o autor da frase. Discordo da afirmação. A fé não é um conceito a priori, pois não é ditada pela razão, é algo que se sente. Imagino que materialista ele não crê em Deus, o que não deixa de ser uma crença, a sua particular fé, no caso um preconceito, pois se não se pode provar a existência de Deus, da mesma forma não se pode provar a sua não existência. Religião vem de religar, que tem o sentido de religar o homem à divindade. Mas, mais importante que a religião é a espiritualidade, que independentemente da religião move o homem na busca de sua essência, permitindo-lhe encontrar no "templo" de seu ser a divindade por que tanto anseia. Paul Keller definitivamente não tem alma de poeta, é fruto da vil matéria que o tempo consome.

Fé é uma certeza interior e religião uma escola espiritualista... As duas independem...

Con el respeto que me merecen quienes profesen una religión y sientan fe en sus corazones y al haber sido educada en mi niñez dentro de la religión católica, mi creencia, habiendo incursionado en diferentes temas de investigación, es mi creencia que todas las religiones son parte de las culturas de los pueblos, son monoteístas, patriarcales y condenatorias, creo que existen en las diferentes creencias demasiados dioses, producto de ser todas organizaciones políticas para manejar sus propios intereses  económicos. La división de dioses hace la división de las sociedades originando en muchos casos guerras injustificadas. Es mucho mas fracasos muchas veces encomendarse a dios, que enfrentar las circunstancias de la vida misma. El culto a la muerte mueve millonadas en el mundo y por las diferentes culturas religiosas. 

No quiero ser muy extensa en este tema porque es particular de cada persona.

Soy parte de esta energía planetaria y universal y en ella puedo afirmar mi creencia. El amor es lo único que moviliza el universo, la muerte real es inexistente, es solo una transformación de la vida misma. Nada se pierde, todo se transforma. Hay un libro precioso de Leo Buscaglia, que lleva como título "Fredy la hoja" Creo que fue el libro mas hermoso de enseñanzas que he leído en mi vida, y resulta ser un libro para todas las edades con una profundísima filosofía de la vida.

De i corazón al vuestro todo mi afecto.

RSS

Membros

Poema ao acaso...

Pensamento do dia

Portal para 38 Blogs-Sílvia Mota

Badge

Carregando...