Paisagem é pano de fundo dos mais variados acontecimentos ao longo da história da humanidade.  Paisagens de campanha, serra, planície, montanhas verdejante, morros de pedra, vales, paredões, rios, pontes, de ferro, de madeira de concreto.

            Verificamos que são paisagens naturais, sem intervenção do homem, e outras com intervenção positiva donde surgem obras de valor histórico, ou marcos para a humanidade.

             A paisagem é tão importante e enriquece momentos que, atualmente, em muitos acontecimentos sociais relevantes para os protagonistas  eles optam por realizá-lo ao ar livre o que valoriza o momento. Muitos casamentos são realizados ao ar livre, com tendas brancas, tapete sobre a relva, tochas acesas, decoração natural, música ao vivo, próximo a arroios, riachos, mar.

             Em minha cidade temos alguns locais que ficam à beira do Arroio Pelotas e que serviram de residência aos antigos charqueadores que exportavam seus produtos através deste arroio o que proporcionou grande riqueza à época. Hoje estes locais se tornaram locais turísticos, o arroio elevado à condição de patrimônio. Os locais, hoje, são utilizados para casamentos, festas de formatura, festas de quinze anos, locação de filmes, locais para importantes reuniões ou encontros políticos.

              Assim como aqui temos paisagens de grande beleza, também poderíamos citar paisagens deste nosso imenso Brasil e até do exterior.

               Quem nunca ouviu falar dos Lençóis Maranhenses, do mar de Copacabana, da Chapada Diamantina, das praias de Búzio, do Itaimbezinho, de Fernando de Noronha, da Ponte Rio Niterói, da Ponte Hercílio Luz, bem como o Farol em Laguna e  em outros tantos pontos marítimos no nosso imenso litoral?

              São locais onde muitos têm história para relembrar,  contar,  mostrar aos descendentes através de fotos, antes, apenas em preto e branco, depois coloridas e finalmente, digitais. Quantos filmes já foram rodados nestes pontos ímpares, quantos amores nasceram de um simples olhar trocado nestes locais, cenários de amores felizes, outros que ficaram só na lembrança.

             Quantos desses cenários têm ponte, rios, lagoas, construções antigas, parques, palacetes e até castelos como em países europeus como Dinamarca, Áustria, Alemanha, Itália, França com episódios da história mundial que ali se passaram associadas a outras contadas nos romances, nos filmes, nas reportagens de televisão.

              Muitos já ouviram falar da Ponte dos Suspiros em Veneza que atravessa um dos tantos canais que foi importante cenário em filme e novela de televisão.

              Não é errôneo afirmar que paisagens, cenários, pontes se tornaram importantes na vida de muitas pessoas ao longo de sua vida, pelos acontecimentos relevantes que ali se desenrolaram.

 

 

                                  Isabel C S Vargas

                                  Pelotas/RS/Brasil

                                    2O. O9.2O15

Exibições: 170

Respostas a este tópico

 Isabel C S Vargas

Magnifico querida Isabel!

Quando inventaram a ponte, os mundos se aproximaram, e tem um grande significado (Poder) como muito bem dizes, parabéns, bjs MIL.

 

Obrigado pelo presente e pelo carinho MIL.

verdade Isabel  e são referencias .  Marcam o lugar .  Pontos de encontros. Quantas histórias devem ter,., belos panos de fundo que fazem a alma suspirar ao lembrar. Amei, bjus e boa semana

Certas paisagens sempre nos trazem recordações, desta ou de outras vidas...

Este seu texto merece uma bela reflexão, e releituras...

Beijos aplaudindo seu imenso talento poetal.

Marcial

Querida Isabel, uma bela e informativa obra. Gosto muito desses lugares grandes e aprazíveis.Abraços carinhosos.

Meu abraço especial . bjus

OBRIGADO QUERIDA DIONE.

RSS

Membros

Poema ao acaso...

Portal para 38 Blogs-Sílvia Mota

Badge

Carregando...