A ORAÇÃO AO CAVALO

Dono meu:

– Dá-me frequentemente de comer e de beber e, quando tenhas terminado de trabalhar-me, dá-me uma cama onde eu possa descansar comodamente;

– Examina todos os dias os meus pés e limpa o meu pêlo;

– Quando eu recusar a forragem examina meus dentes e minha boca, porque bem pode ser que eu tenha uma travagem que me impeça de comer;

– Fala-me; tua voz é sempre mais eficaz e mais convincente para mim que chicote, que as rédeas e que as esporas;

– Acaricia-me frequentemente, para que eu possa compreender-te, querer-te e servir-te da melhor maneira e de acordo com os teus desejos;

– Não cortes o minha cauda muito curta, privando-me do melhor meio que tenho para espantar as moscas e os insetos;

– Não me batas violentamente e nem dê golpes violentos nas rédeas; se não obedeço como queres é porque, ou não te compreendo ou porque estou mal encilhado, com o freio mal colocado, com alguma coisa nos meus pés ou meu lombo que me causa dor;

– Se eu me assustar não deves bater-me sem saber a causa disso, pois bem pode ser o defeito de minha vista ou um providencial aviso para ti;

– Não me obrigues a andar muito depressa em subida, descida, estradas empedradas ou escorregadias;

– Não permaneças montado sem necessidade, pois prefiro marchar, a ficar parado com uma sobrecarga sobre o dorso;

– Quando cair tenhas paciência comigo e ajuda-me a levantar, pois faço o quanto posso para não cair e não causar-te desgosto algum;

– Se tropeçar, não deves por a culpa em mim, aumentando minha dor e a impressão de perigo com tuas chicotadas; isso só servirá para aumentar o meu medo e a minha má vontade;

– Procura defender-me da tortura do freio, não no trabalho, mas quando esteja em descanso, e cobre-me com a manta ou com uma capa apropriada;

– Enfim, meu dono, quando a velhice me tornar inútil, não esqueças o serviço que te prestei, obrigando-me a morrer de dor e privações sob o jugo a um dono cruel ou nos varais de uma carroça; se não puderes manter-me, ou mandar-me para o campo, mata-me com tuas próprias mãos sem me fazeres sofrer;

– Eis tudo que te peço, em nome daquele que quis nascer numa baia, minha morada, e não num palácio, tua casa…

Autor: desconhecido

*A minha "Oração ao Cavalo", que tenho em meus arquivos, há anos, coletei no Regimento de Cavalaria "9 de Julho" - da Polícia Militar do Estado de São Paulo, quando estava na ativa.

Exibições: 40

Respostas a este tópico

Poeta!

Uma oração simplesmente linda e tocante.

emocionei-me muito ao lê-la.

Parabéns pela postagem!

abração com carinho

QUEM É O ANIMAL IRRACIONAL? 

Elza, Deus lhe pague pela visita e leitura da Oração ao Cavalo - tão nobre animal, que pela sua história de parceria com o homem desde o princípio da História conhecida, em todas a lides, pode muito bem representar todos os demais animais não humanos a que nos propomos a elevar e honrar e cuidar - independente da existência de lei ou não [para nós] a outros não só a lei como está, mas deveria ser agravada, tais são os maus tratos ainda existentes. Beijo e abraço de carinho fraterno.

Querido amigo, emocionei-me.

Às vezes, quedo-me a pensar na insensibilidade do ser humano, no que se refere aos animais. Minha mamãe sempre nos apontava o sofrimento desses belos animais através dos tempos e ressaltava como sofriam nas guerras do mundo antigo. Hoje, a tortura persiste, sob diversas formas. Lamentável!

Agradeço-te a publicação de tão belo texto!

Beijosssssssssssss

Querida Sílvia.

Obrigado pela leitura e o comentário, de ti não esperava menos.

Durante minha trajetória de vida, já tive - com orgulho sim - de intervir várias vezes em favor dos animais. 

Cães sendo judiados com um cano de calha no pescoço e servindo de risos - cinco foram para a delegacia se explicar. Um cãozinho com sarna, apanhava para ficar na rua "chorando" para entrar. Um garoto de 9 anos todo dia cavalgando um cão labrador preto - fiz os pais ir à delegacia se explicar ao delegado.Uma pequena égua, muito magra, com as costelas e vértebras aparecendo atrelada à carroça cheia de tijolos, não conseguia subir à quina viva da guia (não rebaixada) e o carroceiro surrando-a cruelmente com o relho, estava a pé, fui até ele, repreendi-o, ele me enfrentou, a uma pessoa que passava e me conhecia pedia chamar a PM, vieram, o homem foi detido, o animalzinho desatrelado e levado ao páteo de animais de prefeitura (este segui as multas, punição e o desenrolar dos fatos) e muitos outros casos por tantos lugares por onde passei. Assim querida Sílvia eu sinto correr nas veias o amor pelos animais inumanos. Beijoss.

Obrigado - Muchas gracias - amigo Almada por las felicitaciones.

Um fuerte abrazo. 

Linda oração. Tenho uma semelhante, muito conhecida, "10 PEDIDOS DE UM CÃO". Eu tenho uma cachorrinha. Faço o melhor para ela dentro das minhas possibilidades. Tem quem pense que os animais são apenas para servir e ser mau tratados.

Obrigado pela leitura Margarida Maria

Estou curioso para ler os "10 PEDIDOS DE UM CÃO", publique-o para nosso conhecimento e aplicação prática.

Já que nossos amiguinhos "de focinho gelado" não falam, "só dão a entender" suas necessidades, acredito que seria uma bela e útil  leitura. Beijo e abraço fraterno.

Lindo, lindo! Parabéns pela oração. Tenho 2 animais, uma cadela e uma gata. Fazem parte da familia. Jamais abandonaria um animal porque já está velho ou doente.

Obrigado pela visita e leitura querida poeta-escritora Livita

Desde que abri os olhos para o conhecimento das coisas existentes no mundo, lá estava em minha frente um cão ou um gato ou cães e gatos. Nunca criança ou adulto me conheço sem pelo menos um cão em casa. Foram tantos e suas histórias interessantes... Descobri que os animais domésticos têm personalidades próprias, alguns gatos e cães principalmente foram tão personalíssimos que não pareciam serem inumanos. Tive um cãozinho tamanho médio-pequeno digamos, preto, vira-lata; mas Livita, acho que ele tinha um gnomo dentro dele para entender-nos e  ser tão educado e respeitoso: só entrava dentro de casa se fosse carregado. Entendia a tonalidade de voz com que se dirigia a ele, se ralhasse ele abaixava o olhar e a cabeça - impressionante chamava-se Murphy (Murfi) e assim muitas histórias marcantes. Abraço e beijo de afeto fraterno.

Fico contente por ter todo esse carinho pelos animais.

Muitas pessoas querem um cão para guardar a casa, ou para a caça, se não serve, abandonam.

Querem um gato para apanhar ratos...se não o faz, não serve.

Eu tenho uma cadela e uma gata porque me fazem companhia. São chamados de animais irracionais mas para mim, são mais racionais que certos humanos. Eu entro em casa, estão as duas á porta á minha espera. Querem um carinho.  São muito diferentes, personalidades diferentes. A cadela é mais mimalha, não se cala enquanto eu não fizer um mimo. A gata é mais safadinha. Tem ciumes da cadela e faz tudo para a afastar de  mim. Neste momento, estou no pc, está a gata no meu colo (adora colinho) e a cadela ao lado no sofá. Não me largam...

Elas querem muito mimo mas também me dão muito. Entendem tudo o que eu digo, obedecem quando me zango. Então a cadela faz aquela expressão de tristinha...só para ter um miminho.

De irracionais não têm nada, ou quase nada, só lhes falta falar. Mas eu entendo a linguagem delas, o miar da gata quando quer comer ou  quer colo...são miares diferentes. Nós, ditos racionais é que temos de os entender.

Beijo carinhoso

Querido Mauro Martins,

Emocionante..!

Agradeço por compartilhares.

Abraço.

RSS

Membros

Aniversários

Aniversários de Hoje

Poema ao acaso...

Pensamento do dia

Portal para 38 Blogs-Sílvia Mota