O cachorro negro e o menino

Era uma vez um belo cachorrinho negro. Tinha os pelos macios e era muito mansinho. Sua mamãe teve quatro filhotinhos, três deles branquinhos. Foram todos levados a feira de adoção. Os branquinhos foram logo adotados, e ele ficou lá sozinho.

À noite, chorou muito de saudades do calor de sua mamãe e de seus irmãos. Ficou muito triste, e pensava “vou voltar para casa”, mas ele era muito pequeno para fugir do abrigo.

E assim, ele foi ficando por lá. Teria uma nova feira, e ele pensava “vou fugir desta vez, quando todos estiverem distraídos, e procurar a mamãe.” Quando chegou o dia da feira, deram-lhe um gostoso banho, escovaram seu lindo pelo e colocaram uma gravata azul. Estava lindo, mas não via sua beleza, só pensava em fugir.

Chegando a feira, os cachorros logo arrumaram donos, e ele ficou amuado em um canto. Foi quando um menino chegou perto dele e lhe fez um carinho. Que gostosa aquela coçadinha em sua nuca. Ele se aconchegou mais perto da criança. O menino sorriu, e falou “Que lindo, você é e tão macio!” E ficaram ali enamorados.

O menino, que chamava Túlio, o pegou no colo, e foi passear com o cachorrinho pela feira. O cachorrinho viu o mundo enorme lá de cima e muitos cachorros de todos os tamanhos e raças. “Nossa, quantos cachorros tem neste mundo! Como vou achar a minha mamãe neste mundo canino?” pensava. As horas passaram ligeiras.

A mãe de Túlio veio chamá-lo para irem embora. A criança pediu para levar o cachorro para casa, mas ela disse que não. Tinham adotado uma cadela abandonada na semana anterior, e que era muito para levarem outro. Mas Túlio implorava. “Eu juro que vou cuidar dele, e vou ensinar ele a respeitar os limites. Vai ser um belo cachorro, mamãe! Olhe como ele é macio e manso, passa a mão nele.” E o menino colocou o cãozinho nos braços da mãe, e o cachorrinho negro adormeceu cansado. A mãe ficou pensativa afagando a cabecinha dele.

“Vamos levar, mas você vai cuidar dele e ensinar os costumes da casa, e ele vai dormir lá fora no celeiro, junto da outra cachorra. Prometa para mim.” O menino, rindo, pegou o cachorrinho, prometendo a mãe que cuidaria dele. E foram felizes embora para o sítio.

O cachorrinho pensava “e agora que não vou mais ver minha mamãe? Vou fugir de lá, mas o meu dono é bem legal, e me coça muito gostoso.” Chegando ao sítio, o pai do menino não estava em casa, e tinha levado a cachorra junto para ensiná-la a caçar. O menino ficou com pena do cachorrinho dormindo lá fora, e pediu a mãe para que só naquela noite, deixasse dormir com ele, mas não teve sorte desta vez. “Olha meu filho, você prometeu, e promessas são cumpridas. Ele vai para o celeiro.”. “ Tá bem, mamãe.” Deu comida ao bichinho, e disse: seu nome é Negro.

Depois, levou-o ao celeiro e fez uma cama macia para ele. Cobriu com sacos de milho, e falou “amanhã bem cedinho eu venho.” O cachorrinho, quando viu que ia ficar sozinho, começou a latir e a chorar. O menino, triste, fechou a porta do celeiro e foi para casa. Deu boa noite a mãe e foi para o quarto.

Passou-se algum tempo, e Túlio, ouvindo Negro chorar, levantou e foi ao celeiro. “Fica quietinho que logo vai amanhecer e você vai ter uma amiga para conversar.” Negro se aconchegou pertinho dele e adormeceu cansado, e Túlio também. Na manhã seguinte, sua mãe Mariana o acordou, brava. Tinha se assustado com sua ausência, e lembrando-se do cachorrinho, foi ao celeiro, e os viu adormecidos juntinhos. “Você me desobedeceu! Quando seu pai chegar, vai levar o cãozinho de volta.” O menino, chorando, disse “eu não desobedeci. Ele dormiu no celeiro, e eu, ouvindo Negro a chorar, vim cuidar dele e adormeci também. Eu não o levei para meu quarto.” A mãe pensou, e disse “vamos deixar seu pai decidir, e você nunca mais saia à noite, e nem venha ao celeiro que é perigoso. Sabe que aqui tem muitos bichos que atacam.”. “Está bem.” Passou a mão na cabeça de Negro e foi para casa.

Escutou o jipe do pai e correu para ele. A cadela estava lá, dentro de uma caixa para não fugir, até se acostumar. E ele foi falando com o pai sobre o cachorro, o celeiro, e tudo de uma só vez. “Calma, eu vou falar com ela. Mas nunca mais sairá de casa à noite. Agora vá levar a Branquinha para conhecer o Negro, e cuidado para ela não o morder.” E lá foi Túlio feliz.

Quando abriu a porta, Branquinha disparou latindo, e seu coração parou apavorado, pensando “vai mata-lo!” E gritava desesperado “não, Branquinha! Amigo!” Gritou tanto, que Marcos e Mariana vieram correndo, e viram Branquinha acariciando Negro, e este saltando feliz e abanando o rabinho todo alegre. Dava gosto ver como estavam felizes. “Calma, filho. Ela está feliz com ele. Parecem mãe e filho. Será?” Podia ser, ela estava ainda com as tetas com leite, e Negro já estava sugando. E a casa nunca mais foi a mesma com os dois e Túlio correndo felizes pelo campo.

Mas um dia, escutaram Branquinha rosnando e latindo, muito e Marcos pegou a espingarda , dizendo “fiquem aqui”. Quando chegou perto do celeiro, viu uma onça e os cachorros acuando. Ao ver o homem, ela atacou, mas os cães lutaram com ela. Foi algo que jamais esqueceram. A onça morta, os cachorros machucados, e o sitiante também. Foram todos para a cidade.

Primeiro, deixaram Marcos no hospital, e os cachorros no veterinário. Negro estava muito machucado, e Branquinha levou uma dentada na perna que a deixou manca. Marcos estava com arranhões no peito, pelas garras da onça, mas os cachorros o protegeram. Ele conseguiu atirar na onça assim que se recompôs.

Branquinha ainda está manca, mas é feliz pelo carinho que recebe. Quanto ao Negro, conseguiu se recuperar com os carinhos do pequeno dono, que não saiu do lado dele. Ainda dormem juntos no celeiro e estão felizes. Negro se tornou uma lenda por ser jovem e defender o sitiante. Alguns homens levam suas cachorras para cruzarem com ele, e os filhotes são prometidos aos amigos.

Um dia, um trouxe uma cadelinha branquinha como a mãe de presente, e depois outro trouxe um igual ao Negro. Agora, o sítio está alegre e cheio de cachorros guardando a fazenda.

Cães são amigos dos donos e os defendem desde tempos antigos, e devem ser livres e amados sempre. Quando doarem um cãozinho, vejam se os donos são carinhosos. Tem pessoas que gostam de tê-los dentro de casa, e até dormem com seus donos. Precisam de vacinas e cuidados quando doentes, e jamais devem ser abandonados, porque, como nós, têm sentimentos.

Dione Fonseca

Agora, desenhe o sitio que Negro mora e coloque o que achar que tem em sítios e fazendas.

Exibições: 88

Respostas a este tópico

Bela mensagem, querida Dione!

Os pequeninos enriquecerão suas emoções com esse belo conto.

Parabéns e Felicidades!

Beijossssssssss

Muito obrigada querida Silvia mota

Amei!
Parabéns querida Dione!
Excelente mensagem que ressalta a importância da adoção.
abração com carinho

Querida Elza  agradeço seu comentário

RSS

Mauro M. Santos

Graça Campos

Carlos Saraiva

José Santiago

Lilian Reinhardt Art

De Luna Freire

Visitantes

Liv Traffic Stats

Badge