• Neurociência
    • Neurociência cognitiva ─ Estudo e ciência da evolução.

É tão admirável podermos ver o quanto o ser humano evoluiu com o estudo de nosso corpo. E saber que todas as sensações ─ tato, visão, audição e outros, são portal de entrada para o processo evolutivo de cada indivíduo.

Esta conquista somente se fez possível, através de estudo e pesquisa para ajudar a tantos que nasceram com deficiências e limitações, mas, o tempo provou que o potencial de cada um, pode ser explorando quando se tem investimento ao desenvolvimento e direito daquela criança. Assim, desde pequena terá acesso à educação apropriada, saúde e integração social.

Hoje, com os processos de estudos científicos sobre o desenvolvimento intelectual, a educação pode ser feita de forma diferenciada e por vezes, nos surpreendemos com gênios e campeões que poderão existir por meio do ensino e estímulo.

A paraolimpíada é um exemplo nato de sucesso, com a formação do indivíduo feita corretamente, potencializando e estimulando o cérebro que “ele” pode ter sucesso mesmo diante suas limitações, muda a forma de viver daquele jovem e forma geral de toda sua família. Melhorando a aceitação da sociedade (quebrando tabus e paradigmas) e fazendo aquele jovem ter autoestima e valorização para a sociedade.

Foi surpreendente assistirmos na TV em rede nacional e internacional, nossos atletas especiais usando seus sentidos de forma direcionada em favor de seu sucesso. Cegos competindo corrida, futebol. Paralíticos disputando vôlei, deficientes físicos competindo natação, salto e canoagem, etc... Tudo foi um momento fenomenal e que fez descer lágrimas de reconhecimento e emoção que brotaram voluntariamente dos olhos de todo povo brasileiro.

Nossos atletas paraolímpicos tiveram e acredito que deverão ter sempre uma equipe especial de professores, psicólogos, nutricionistas e treinadores com especialização em ensino para educação especial. Este seguimento é uma evolução que comparo ao fenômeno do homem já ter pisado na lua, mas depois já chegamos também em Marte.

Esta evolução também ocorrerá conosco em aspecto de neurociência. Digo isso, porque com o estudo do cérebro, aprendemos a olhar o ser humano não somente pelo conjunto físico e entender que suas capacidades mentais e intelectuais vão além do mundo das aparências. E toda humanidade vir a aprender respeitar o ser humano sem distinção. Sendo que "ele" por si, tem direito de sobreviver com igualdade, tendo direito de conquista, sendo feliz em viver e mostrar seu valor.

Daniel Dias. 24 medalhas paralímpicas. Nadador paralímpico brasileiro e maior medalhista do país com 15 conquistas, sendo 10 de ouro, 4 de prata e 1 de bronze, conquistadas nas Paralimpíadas de Pequim (2008) e Londres (2012), Daniel também é dono de 14 títulos e 6 recordes mundiais.

Exibições: 128

Respostas a este tópico

Querida Leti gracias por tu excelente participación en Neurociencia cognitiva, compartiendo un aporte sobre la discapacidad en la participación de los Para-olímpicos que demuestra una vez mas la evolución del cerebro cuando resulta notables logros por la preparación del aprendizaje en la evolución mental. 

Gracias una vez mas por tu participación.

Imagem sobre obrigado, 5836

Querida Maria Cristina, o incentivo e carinho que vocês aqui neste site Peapaz tem para comigo é incrível, e assim, por vezes, a inspiração vem de assuntos e áreas que nem sempre tenho o hábito de escrever... Mas, aquele ditado é bem certo: 'todo amor dedicado em dobro será retornado..." E na minha escrita é bem assim, a força de presença do estimulo e carinho faz com que a minha inspiração venha fluir e a devolva pra vocês. Porque vocês merecem... Um super beijo!

Leti con tus hermosas palabras me tocaste la sesnsibiliad querida poetisa. Me has sentido honrada y feliz por compartir este espacio tan importante para el aprendizaje.

Infinitas gracias con todo cariño, abrazos de mi corazón al tuyo y espero sigas mandado información cuando gustes!!!!!

Beijoooos

Poeta amigo Críspulo! Agradeço pela sua presença e leitura de minha crônica.

Imagem sobre bencao, 2134

Adorei!!!

Parabéns

LETI RIBEIRO.

Abraço

Querida poetisa Lúcia! Sua presença literalmente iluminou nosso grupo, obrigada pela leitura e lindo comentário. Um super beijo!

Imagem sobre obrigado, 5913

Parabéns estimada amiga das Letras Leti Ribeiro.

Parabéns por texto próprio. Uma visão  particular de significados e de valores

Assim seja, amém.

Atc Antônio Domingos

Resultado de imagem para imagens e frases da neurociência

Imagem sobre borboletas, 1477

"Quando enxergamos com os olhos do amor, podemos ver infinitas possibilidades de felicidades. Leti Ribeiro".  Agradeço pela presença e importante comentário amigo das letras Antônio Domingos. Um super abraço!

RSS

Membros

Poema ao acaso...

Pensamento do dia

Autores em destaque - hoje 

Portal para 38 Blogs-Sílvia Mota

Badge

Carregando...