~  

Coração Cigano, Sara

Olhava a fogueira chamejante. As fagulhas subiam para o infinito, confundidas com as estrelas... O coração batia acelerado ao som de violinos e violões. Os primeiros casais começaram a dançar sensualmente, elevando a libido seu corpo. Todas as suas células convidavam a bailar.

Não tinha um namorado nem prometido. Fora achada pelos ciganos caminhando por uma estrada e eles a acolheram. Procuraram pelos pais da menina nas redondezas, mas ninguém sabia de nada.  Apenas souberam que um homem havia sido morto por bandidos que o assaltaram e ficou apenas o corpo. Os ciganos levaram a menina e a criaram. Ela os amava, eles eram a família que conhecia.

Ela era linda, com os olhos negros, cabelos encaracolados. Parecia uma verdadeira cigana. Sonhava à noite com acampamentos e festas. Às vezes acordada tinha lembranças de um casal que a abraçava, e lembrava-se de um homem a levando ao colo com carinho.

Não se lembrava de seu nome, e a tribo a chamava de Sara. Pediram a proteção da padroeira, para que cuidasse dela e que encontrasse a família. Ficava olhando suas amigas aprenderem outra língua e o mistério das plantas.

Ela guardava as lições em seu coração com os mais velhos segredos e palavras. Sabia ver o destino nas mãos de suas amigas, mas não dizia nada. Sabia das tradições e que não era cigana. Em seu coração sofria, porque queria ser cigana. Vendo a fogueira, desejou ter um prometido, ter sua família e dançar para ele.

Afastou-se de todos e abraçou uma árvore pedindo a força da natureza e começou a bailar. Seu coração pedia alguém para amar e ser amada. Abriu os olhos e viu um belo cigano a olhando com ternura e desejo. Atraídos, se aproximaram e dançaram, tendo a lua por testemunha e as estrelas.

Sara sai de seu transe e, envergonhada, corre para o acampamento. Vai para sua tenda e adormece chorando. Sua protetora, a velha cigana Dalila, olha preocupada. Teme pela menina que tanto ama. Lembra-se do dia que a encontraram e ela lhe estendeu os braços e adormeceu. Cuidou dela.

Tinha um segredo que guardava. Em sua veste costurada encontrou uma moeda antiga. Sabia que revelaria sua origem quando o destino revelasse a hora. Pedira ao marido Iago que fizesse um medalhão para que Sare usasse na festa de Santa Sara Kalli, no dia da padroeira, quando estivesse indo a uma igreja com a imagem da Santa.

Ela lembrou que estava perto da festa, e perto havia uma igreja, e pediu as mulheres para irem lá fazer uma homenagem à santa. E assim aconteceu. Mas não sabiam se lá tinha uma imagem. A cigana Dolores disse “não importa, levamos a nossa!”.

Todas compraram um lenço para levar à santa. Dalila chamou Sara e disse “coloque seu vestido mais bonito, tem um presente para você levar e algo que é seu para usar.” E contou sobre a moeda que agora transformou em medalhão adornada por ouro, e uma bela corrente. Emocionada, lembra-se do cigano que dançara ao luar. Pensou em sua família e desejou saber sobre ela. Segura o medalhão e agradece Dalila por seu carinho e amor que sente e diz que em seu coração é a mãe que não conheceu e que a amara para sempre.

O dia amanheceu ensolarado e os ciganos foram para a pequena cidade. Pelo caminho encontraram outros ciganos e disseram que lá tinha uma pequena imagem e que eram bem-vindos.  

Entraram na igreja felizes e depositaram os lenços e agradeceram. Sara pedia em seu coração para descobrir sua origem, pensava no cigano desconhecido e sentia dor por não ser cigana. Seu coração lamentava.

Mas, na despedida, o padre abençoa as ciganas e olha para Sara de maneira estranha. Seus olhos fixam-se no medalhão. Aproxima dela, a abençoa e pergunta  seu nome.

Dirige-se ao mais velho e os convida para ficarem para as comemorações da noite, com danças e canções pela comemoração de Santa Sara.

A noite brilha de tantas estrelas. É lua cheia. Novamente violino e canções. Sara junto a sua protetora olha os casais e sente novamente a dor da solidão. Vê novamente o belo cigano dançando com uma bela cigana. Suspira e seu olhar torna-se triste. Sente vontade de voltar ao acampamento, mas sabe que voltarão juntos.

Perdida em seus pensamentos, vê uma mão estendida convidando-a para dançar. Olha para Dalila e ela acena com a cabeça para ir se divertir. Seu coração acelera e a magia toma conta do par. Nunca uma noite passou tão rápido.

Na manhã seguinte, chega um senhor idoso e pede para falar com o chefe do acampamento.

Dalila é chamada para ir à tenda. Os mais velhos estavam reunidos e o estranho. Fala sobre Sara, como foi achada, o dia e onde estavam. O homem, emocionado, mostra a foto de um retrato muito parecido com Sara. Era de sua esposa e Sara seria sua neta desaparecida. Sua mãe era sua filha, e quando o pai de Sara viajava com a menina, fora assaltado, e a menina não fora encontrada. O padre da pequena cidade dissera ver uma cigana extremamente parecida com sua esposa e que usava um medalhão de uma antiga moeda. Pedia para ver a moça.

Dalila, feliz e triste, vai à tenda contar a Sara sobre o possível avô. A menina abraça sua mãe adotiva e fica sem saber se ria ou chorava. Parte dela queria conhecer seus parentes, mas seu coração era cigano, e chorava sabendo que iria embora, deixando para sempre o acampamento e os que amava e conhecia.

Assim ela vê seu possível avô. Olham-se. Ela está com o medalhão e ele tira do bolso uma moeda igual. O velho chora. Após tantos anos, encontra a neta. Mesmo se não tivesse o medalhão, sua fisionomia era a mesma de sua falecida esposa. Tinha os olhos da mãe, e algo lembrava o pai.

Pede à neta para ir com ele para casa. Agradece a todos por cuidarem de Sara, e assim aconteceu.

Diogo, avô de Sara, convida o acampamento todo para serem seus hóspedes pelo tempo que quiserem, e para Sara se acostumar à nova vida.

Dalila foi com Sara para a fazenda de seu avô. Quanto à sua mãe, tinha falecido de desgosto pela perda do marido e filha. Ela tinha primos, uma tia e tios.

Quanto ao seu nome, Mirtes, ficou apenas para documentos. Continuaria Sara.

Seu avô marcou uma grande festa para todos conhecerem a neta e convidou o povo que acolheu Sara. Convites foram enviados, e, na véspera, chegavam primos e tios ciganos. Uma grande fogueira, músicos e cantores ciganos convidados.

Sara estranhou alguns ciganos que não falavam a língua de sua tribo. Eram muitos.

Agradeceu ao avô, por quem já tinha afeto. Dalila conversava longamente com o avô, contando sobre Sara. À noite, chegaram serenamente com ruídos de acampamentos, crianças correndo, belas ciganas. Todos se vestiam como ciganos e confraternizavam.

Sara queria que fosse sempre assim e pensava no belo cigano. Os violinos tocavam e todos dançavam. Sara, perto do avô, sorria e era apresentada a todos. Olha surpresa para o belo cigano que abraça seu avô com intimidade e pede para dançar com ela.

Surpresa e feliz pela sua presença, dançam. Par perfeito e corpos em magia. A paixão exalava no ar. Galeno era seu nome. Ele diz que ama Sara e ela responde que também o ama.

Ele pega suas mãos e vai em direção ao pai, que também está na festa, e apresenta Sara, dizendo que quer se casar em breve com ela. Sara congela. Sabe que muitas tribos não aceitam casamentos com não ciganos. Mas o pai apenas sorri, e diz “vamos falar com o avô”. Sara, com medo, diz “o senhor deve saber que não sou cigana, mas amo o povo que me acolheu e respeito sua decisão”. Mas o pai de Galeno sorri e dirige a Diogo.

Sara pede a Dalila que vá com ela ao quarto e conta a Dalila. Pede que a ajude. Ela diz “o destino é estranho e cheio de pontas soltas. Não tema, será amada e feliz.”.

Vão para a sala e lá estão seu avô e o pai de Galeno. Pedem para irem lá fora com eles e Galeno se junta a eles.

Surpresa, vê o avô convidar a todos para se aproximarem e fala com os ciganos que falavam uma língua desconhecida em seu próprio idioma e depois diz a ela: “Minha querida você deseja casar com este jovem?” Encabulada, ela responde: “Se for de gosto do senhor meu avô e do pai de Galeno, sim. Sei que não sou cigana e sei das leis.”

Uma risada geral no acampamento. O pai de Galego diz: “Sim, tens razão, só concedo a mão de meu filho a uma cigana que foi prometida a meu filho quando criança. Filha de meu primo amado.” Sara empalidece, mas continua firme. Galeno segura suas mãos.

“Mas o nome de sua prometida não é Sara e sim Mirtes, uma bela cigana como sua avó e sua mãe, e ela está na minha frente. Abençoei esta união há muitos anos, e também seu avô. E agora, vamos dançar”. Risos e festas. O avô e o sogro abraçam o casal. Sara abraça o avô feliz. As explicações ficam para depois. Feliz, o casal dança, a libido e a magia se espalham no ar.

Seu coração de cigana geme de alegria, bailando nas fagulhas da fogueira subindo aos céus.

Dione Fonseca

Exibições: 26

Respostas a este tópico

Bonito relato Dione. Surpresa no final.

Obrigada amiga

jus e bom descanso neste final de semana.

Flor que eu plantei e tirei foto

Belo resultado. Bom Fim de Semana.

OI POETAS E CONTISTAS SEI QUE TERMINOU O TEMPO MAS QUIS POSTAR MEU CONTO

BJUS JANETE E A TODOS

Belíssimo conto querida amiga Dione Fonseca.

Maravilhoso do começo ao fim.

Mil aplausos para este encanto.

Obrigada por compartilhar no Vida Cigana.

Pena que o certame já finalizou 

Agradeço por nos presentear com tão primorosas linhas...

Muito criativo, gostoso de ler

Beijos

Beijos 

Obrigada meu amigo poeta. Bom final de semana e dias lindos

Uma bela história contada com magia verdadeira ou imaginada dedicada ao povo cigano que ainda se não sabe concretamente sua origem verdadeira .o encanto das festas de brilho e alegria tão próprias deste povo que canta e toca invocando sua Santa . Uma surpresa final que no decorrer da história já se previa . parabéns Dione 

Obrigada amiga. ,

existem  versões sobre  a origem dos ciganos e sonos um povo misturado por diversas culturas e  nossa genética tem informações. Quem sabe o que escrevemos está em premido. Muito do que sonhamos e queremos pode ser  nossos  antepassados dentro  de nós. E quem sabe se aconteceu ou não. dentro de nós.

Quem sabe se baila em minhas células  chamados ciganos . Gosto de abraçar árvores e me sinto bem e tenho bisavó que tinha sangue celta. Ciganos me atraem . Talvez seja a liberdade de serem livres em seu caminhar ou dormires no campo e andarem sobe o luar. Talvez es eu seja também cigana. Conheci um cigano chamado Galeno  em minha infância e era lindo em sua montaria e quando eu o via gritava Galeno e ele me dava tchau. Eu era menina mas o achava lindo e nunca esqueci seu tchau em cima do cavalo. Minha cidade recebia bem os ciganos 

Bjus

RSS

Membros

Aniversários

Aniversários de Hoje

Aniversários de Amanhã

Poema ao acaso...

Portal para 38 Blogs-Sílvia Mota

Badge

Carregando...