Os Jogos Olímpicos pela primeira vez estão sendo realizados no Brasil desde sua primeira edição da Era Moderna.

Há cinco anos atrás já sabíamos que os jogos seriam no nosso país.

A população se dividiu. Muitas foram as opiniões a favor e contra a realização do evento

 As opiniões favoráveis, certamente, foram em virtude do que este evento representa como momento esportivo e, sobretudo, como confraternização universal. Este é o espírito olímpico, cordialidade, fraternidade, disputa limpa.

 Desde a época antiga que o objetivo era este de comunhão entre os povos, de paz, de cessação da guerra durante o período dos jogos, da violência desmedida e sem sentido.

Lamentavelmente, existem muitos conflitos em várias partes do mundo, como na Síria, no Congo, dizimando a população e, ocasionando um êxodo da população nunca visto anteriormente.

Realizar este evento é dar trégua à violência dos noticiários de televisão e, quem sabe, aos locais de conflito no mundo.

Os de opinião contrária aos Jogos Olímpicos no Brasil alegam e, não sem razão, as precariedades existentes em vários setores, como educação, saúde, segurança, previdência social, associadas ao sério problema de corrupção que vem sendo desvendado pelos órgãos de repressão ao crime, mostrando a imensidão dos prejuízos causados ao povo, decorrendo o problema político e social de conflitos entre os adeptos do governo e os que desejam mudar o governo seguindo os ritos constitucionais. Esta situação política foi motivo de medo para muitos turistas que deixaram de vir assistir os jogos.

A despeito das razões apontadas por ambas as correntes, as Olimpíadas já estão em andamento, com resultados positivos para os brasileiros, para alguns competidores nacionais   de várias modalidades que obtiveram medalhas e o que se vê é a alegria da população que comparece nas várias arenas esportivas de forma massiva, a quantidade imensa de turistas que visita o país e descobre um lugar lindo, um povo alegre, generoso e outras tantas coisas positivas em um país de, apenas, quinhentos anos.

É este país novo, com defeitos, deficiências, como todo outro de primeiro mundo e/ou de terceiro mundo que mostrou o quanto seu povo é criativo, habilidoso, inteligente, com figuras que são expoentes em seus segmentos de atuação, a ponto de realizarem uma maravilhosa abertura dos jogos que encantou o mundo.

O evento está sendo sucesso. Contou, como nenhuma outra olimpíada, com uma delegação de refugiados. Está deixando um fio de esperança, mostrando que tudo pode ser mudado, a sociedade pode melhorar, as crianças estão criando novos ídolos embasados no amor a uma causa, mostrando que todo mundo é capaz de fazer a diferença, para si, para a comunidade na qual está inserido, através de objetivos altruístas, trabalho sério, disciplina, respeito, esforço, foco, vendo em tudo isso uma perspectiva de futuro sadio.

Que muitos despertem para o esporte que é o meio ideal, legítimo, capaz de mudar a vida de muitos jovens oriundos de comunidades pobres.

Que estas olimpíadas de 2016 seja o um passo importante para motivar jovens de todos os cantos do país a empreender uma nova jornada rumo à cidadania plena.

Vale ressaltar como ponto positivo o apoio dado pelas forças armadas aos jovens atletas sagrando-se medalhistas olímpicos jovens pertencentes ao exército marinha e aeronáutica.

Que o ideal olímpico permaneça no coração dos jovens e seja capaz de servir de lema para uma postura de vida salutar e pacífica.

 

                                                          Isabel C S Vargas

                                                         Pelotas/RS/Brasil

                                                           17.08.2016

 

 

Exibições: 72

Comentar

Você precisa ser um membro de Poetas e Escritores do Amor e da Paz para adicionar comentários!

Entrar em Poetas e Escritores do Amor e da Paz

Comentário de Sílvia Mota em 4 setembro 2016 às 22:22

Comentário de Isabel Cristina Silva Vargas em 4 setembro 2016 às 20:54

obrigado Silvia. Abraço.

Comentário de Sílvia Mota em 4 setembro 2016 às 19:41

Texto consciencial.

Parabéns!

Beijossssssssss

Comentário de Isabel Cristina Silva Vargas em 19 agosto 2016 às 14:00

Comentário de Críspulo Cortés Cortés em 19 agosto 2016 às 5:34

BRASIL SE VISTE DE FIESTA PARA ACOMPAÑAR A TODO EL PLANETA TIERRA, EN SUS HERMOSOS JUEGOS OLÍMPICOS, JUEGOS QUE DAN UN BROCHE DE BELLEZA Y CAMARADERÍA A TODAS LAS BANDERAS Y MEDALLAS QUE SE REPARTEN ENTRE LOS MEJORES ATLETAS DEL MUNDO...

¡¡¡GRACIAS BRASIL!!! 

Comentário de Maria Iraci Leal em 18 agosto 2016 às 20:52

Isabel C S Vargas

Sensacional, disseste tudo,

irretocável, só tenho que aplaudir, 

parabéns querida Isabel, bjs MIL.

Membros

Designers PEAPAZ

*Sílvia Mota*

*Nara Pamplona

*Livita*

*Margarida*

 *Imelda*

*Toninho*

Poema ao acaso...

Visitantes

Liv Traffic Stats

Mídias Sociais

View Sílvia Mota ***'s profile on LinkedIn

Badge

Carregando...

© 2018   Criado por Sílvia Mota.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço