Gostaria de saber a opinião dos peapazianos a respeito das séries - reality shows - exibidas no canal TLC - Discovery Communications: se refletem a realidade e se contribuem ou não, para aumentar ou diminuir o preconceito contra o belo povo cigano.

IRMÃS CIGANAS

Trata-se de próspera comunidade cigana em West Virginia. Acompanha a vida da família Stanley, onde um orgulhoso clã é apresentado. A atenção se volta para as quatro mulheres que lideram essa família. Elas seguem as próprias regras, onde tudo é levado ao extremo, inclusive as brigas e o amor.

MEU GRANDE CASAMENTO CIGANO

Os ciganos dos Estados Unidos abrem suas portas pela primeira vez para mostrar como vivem: seus costumes, seu trabalho, mas sobretudo seus casamentos.

CERIMÔNIAS CIGANAS

A série mostra uma comunidade cigana na Holanda. Cada episódio conta duas histórias que envolvem uma celebração importante, como a Primeira Comunhão de uma jovem ou um funeral de membro da família.

Beijossssssssssss

Exibições: 294

Responder esta

Respostas a este tópico

A cultura cigana é algo que merece ser objeto de atenção de todos, pois é um povo que prima pelo amor à Natureza, e pelo respeito. 

Na minha juventude pude conhecer bem seu modus vivendi e sempre apreciei a maneira como eles vivem a vida, esempre tive grandes amigos, entre os mais leais que já tive. 

O cigano apenas quer respeito para com seus usos e costumes, e não quer obrigar ninguém a pensar ou a ser como eles,

eu, como "gadjo" sempre circulei livremente sem ser discriminado.

Vai aqui meu respeito e carinho com esse povo que só quer viver em PAZ...

Osculos e amplexos generalizados,

Marcial

É muito importante que a cultura cigana seja difundida e valorizada. Sem discriminação com respeito.

Queridos amigos Marcial Salaverry e José Hilton Rosa, pelo visto, os senhores não conhecem os seriados acima referenciados... Beijosssssssss

Realmente não tive oportunidade de ver, mas por comentários, e pelo que conheço do povo cigano...

Escrevi o que sinto...

Beijos boanoitais,

Marcial

Estimada Silvia

Procurei nos dois canais TLC e não encontrei o programa citado. Infelizmente, não assisti quando esteve no ar

Para escrever aqui na Rede sobre o Povo Cigano, baixei para o meu computador, artigos, teses, blogs, muitos dados sobre os ciganos, Tive o prazer de ler muito sobre o tema . Isto me permitiu publicar com consciência as demandas deste Grupo solicitadas por nossa amiga Janete.

Obrigado 

Estimado poeta e escritor Antonio Domingos,

Em primeiro lugar, parabenizo-te pelo espírito de pesquisa. Também estudo a respeito do tema questionado, antes de emitir minhas opiniões.

Quando criei o Grupo Vida Cigana, o fiz com todo respeito e paixão que tenho pelo povo cigano. E fui feliz em escolher Janete Sales, para administrar o grupo. Por tal motivo, minha inquietude a respeito das séries em epígrafe, que ainda são exibidas no canal 552 - TLC. Aliás, lancei este tópico, após assistir a um dos episódios.

Não gostaria de expor opinião antes de ler o que têm a dizer, pois sou muito rigorosa em minhas observações. Quem sabe, meu olhar esteja equivocado?

Beijosssssssssssss

Bom dia querida Silvia! Assisti este seriado, é muito lindo, feito especialmente para a TV, história das comunidades mais abastadas, real mesmo! Mas não é a realidade de todos os grupos ciganos, cuja vida é dificílima... O que posso dizer: Os ciganos puros ou miscigenados,(isto ocorreu nas guerras, pessoas fugindo com os ciganos),sempre serão fieis á sua raça (raça?!) e tradição, mesmo vivendo em casas e convivendo com a sociedade  local... São mesmo diferentes no sentir e viver da vida, no mais são pessoas como outras... Meus ancestrais se misturaram aos ciganos, fugindo da guerra, vieram para o Uruguay e Argentina, pegavam  cavalos selvagens, entraram no Brasil e se estabeleceram como criadores... Ainda posso dizer que são muito rígidos com os costumes e, jamais aceitam uma traição, rsrsrsrs... Até escrevi um poema sore isto... Você conhece um cigano pelo seu modo de ser e, que se traduz por isto...

'O céu é meu teto; a terra é minha pátria e a liberdade é minha religião'

Lema Cigano

É preciso ter em mente que a água nos benze, a lua nos abençoa, o fogo nos consagra, o ar nos liberta e a terra nos transforma. Só assim teremos os pés no chão, os olhos no horizonte e a mente nas estrelas.

Cigana

http://pensador.uol.com.br/sabedoria_cigana/

Eu penso que deveria haver mais ajuda para este povo, assim com vem sendo feito com os indígenas, acesso á educação, de alguma forma....

Muito grata pelo tema, grande beijo, MIL.

CORAÇÃO CIGANO

Cuidado, muito cuidado,

não pisoteies o meu coração,

não mates a ternura depositada,

não maltrates a minha emoção,

Meu sentimento é cigano,

não suportaria a traição!

Por Deus e por Santa Sara,

não me coloques na tua prisão,

se andarmos de mãos dadas,

não interpretes os meus atos

segundo a tua cultura,

conforme tuas convicções.

Nem exijas de mim,

aquilo que não farias,

não me exijas a perfeição,

eu sou como um clarim

de som agudo e penetrante,

que anuncia a alvorada,

a liberdade de andar ao vento,

entre os lírios e jasmins.

Lembras que venho de outro chão,

onde a vida não está nos livros,

e sim na empatia e no abrigo

que une uma nação.

Se somos diferentes,

e a vida nos coloca frente a frente,

temos que andar sem correntes,

cada um sendo o que é,

 querendo-se como irmãos!

Maria Iraci Leal/MIL

08/12/2011

POA/RS/Brasil

Obra protegida

 

 

Estimada amiga Maria Iraci

Proveitosa narrativa acerca  dos costumes e crenças do povo cigano.

Belíssima poesia, uma lindeza de conteúdo poético

Parabéns.

Gostaria de sua ajuda quanto a este programa. Pesquisei toda a programação dos dois canais TLC que tenho nos canais fechados e não achei este seriado.Obrigado

Amigo Antônio , e só colocar o link no youtube, abre para os  vários videos, vais olhando a lista e escolhes, bjs...

CIGANOS - Reality Shows - Canal TLC

Querida Maria Iraci,

Agradeço tua opinião.

Assisti a vários episódios, dos três programas que assinalei. Por tal motivo, minha preocupação com o conteúdo apresentado. Quando tiver tempo - e porque tens interesse na vida cigana - assista a outros episódios. Gostaria de saber o que pensas: se refletem mesmo a realidade e se contribuem ou não, para aumentar ou diminuir o preconceito contra o belo povo cigano.

O vídeo que aqui publicaste é muito interessante, mas não reflete o conteúdo dos programas, que são objeto da pesquisa, neste momento. O poema, da tua autoria, é muito belo. Parabéns!

Beijosssssssssssss

 Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ Sílvia Mota Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ

Bom dia querida Silvia, a série é muito bela e com certeza ajuda a diminuir o preconceito, mas reflete uma parte da  vida dos ciganos (dos mais abastados)... Coloquei o videio apenas para mostrar o outro lado da realidade, as pessoas fantasiam um pouco... Grande beijo, MIL.

Muchísmas gracias ... não conozco da série ... Quiero dar las gracias a Toda pessoa that y no Respeta discrimina ningun otro ser ... soy de etnia cigana ... desde Somos Seres Humanos Gerações ... como todos los Seres de la tierra ... La sangre de nuestras venas detém cor el mismo que la ... El vuestra racismo es una de veneno Intolerancia POR temor y otras desconocimientos para razas ou etnias ... Ele Todos estuviesemos dispuestos para compartir la vida .. .El racismo existiría ... não Muchas gracias por ser amigos Amigas verdaderos Seres Humanos ... Un abrazo Entre alas
Traductor de Google 

Muchísmas gracias ...no conozco la serie ...Quiero dar las gracias a toda persona que respeta y no discrimina a ningun otro ser ...Soy de etnia gitana ...desde generaciones ...Somos seres humanos como todos los seres de la tierra ...La sangre de nuestras venas tiene el mismo color que la vuestra ...El racismo es una veneno de intolerancia por temor y desconocimientos a otras razas o etnias ...Si todos estuviesemos dispuestos a compartir la vida ...El racismo no existiría ...Muchas gracias Amigas Amigos por ser verdaderos seres humanos ...Un abrazo entre alas

RSS

Membros

Poema ao acaso...

Pensamento do dia

Portal para 38 Blogs-Sílvia Mota

Badge

Carregando...