Hermafrodito (em grego: Ἑρμαφρόδιτος) - (em latim: Hermaphroditus) - na Mitologia Grega, era fruto de um romance adúltero entre Afrodite e de Hermes, respectivamente Mercúrio e Vênus na Mitologia Romana. Por tal motivo, foi criado pelas Ninfas das florestas da Frídia. Nascera um menino extremamente bonito, transformando-se posteriormente num ser andrógino (mistura de características femininas e masculinas em um único ser) por haver se unido a Salmacis, ninfa da água. A partir desse mito surgiram os conceitos de hermafrodita e de hermafroditismo.
Eis o mito...
Hermafrodito foi levado pelas ninfas até o Monte Id, uma montanha sagrada da Frígia (no atual território da Turquia). Ao atingir a idade de quinze anos, sentindo-se enfadado do lugar, viajou para as cidades da Lícia e de Cária. Estava nos bosques da Cária, perto de Halicarnasso (atual Bodrum, na Turquia) quando encontrou Salmacis, uma náiade (em grego: Ναϊάδες - ninfa aquática, semelhante à sereia, com o dom da cura e da profecia e com certos controles sobre a água), em sua humilde casa amarela, situada numa lagoa.
Tomada de luxúria ante a beleza do jovem, Salmacis tentou seduzi-lo, mas foi rejeitada, afastando-se das vistas de Hermafrodito, que ao se pensar sozinho, despiu-se e entrou nas águas vazias do lago. Salmacis, então, saiu de trás de uma árvore e mergulhou, enlaçando o moço e beijando-o violentamente, tocando em seu peito.
Enquanto Hermafrodito lutava por desvencilhar-se, Salmacis invocou aos deuses para nunca mais separá-los. Imediatamente, as águas agitaram-se em torno do casal e o desejo de Salmacis foi concedido - seus corpos se misturaram numa forma intersexual. O momento da fusão definitiva levou Hermafrodito ao êxtase das emoções - homem e mulher, participantes de uma única natureza, em equilíbrio perfeito e completo, num único ser, ao mesmo tempo sendo dois. Hermafrodito, aflito e envergonhado, fez seu próprio voto, amaldiçoando o lago, de forma que todo aquele que ali se banhasse perderia a virilidade.
REFERÊNCIAS
HERMAFRODITO e os opostos da vida. Mitologia Grega, [s. l.]. Disponível em: http://eventosmitologiagrega.blogspot.com.br/2010/11/hermafrodito-e-os-opostos-da-vida.html. Acesso em: 9 set. 2016.
HERMAFRODITO. Wikipédia: a enciclopédia livre [s. l.]. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Hermafrodito. Acesso em: 9 set. 2016.
IMAGEM principal. Pinterest: o catálogo mundial de ideias, [s. l.]. Disponível em: https://in.pinterest.com/pin/15903404913639221. Acesso em: 9 set. 2016.
Respostas
Estimado poeta e escritor Manoel Dias da Fonsêca Neto,
Sinto-me profundamente feliz ao ler tuas palavras.
Silvia Mota,
Parabéns mais uma vez por tão bela iniciativa. Estou, ainda, me familiarizando e viajando por este mundo da poesia e do conhecimento que você tem nos proporcionado.
Saudações
Manoel Fonsêca