A Síndrome do Pânico, na linguagem psiquiátrica chamada de Transtorno do Pânico, é uma enfermidade que se caracteriza por crises absolutamente inesperadas de medo e desespero. A pessoa tem a impressão de que vai morrer naquele momento de um ataque cardíaco, porque o coração dispara, sente falta de ar e tem sudorese abundante.
Quem padece de Síndrome do Pânico sofre durante as crises e ainda mais nos intervalos entre uma e outra, pois não faz a menor ideia de quando ocorrerão novamente, se dali a cinco minutos, cinco dias ou cinco meses. Isto provoca tamanha insegurança que a qualidade de vida do paciente é seriamente comprometida.
O medo geralmente surge antes ou durante situações que interpretamos como ameaçadoras. É considerado uma emoção universal, visto que todos nós sentimos. O Centro Mental mapeado pelo Eneagrama ( tipos 5, 6 e 7) vivencia o medo de uma forma intensa ao ponto de ser um tema central em seus caminhos de desenvolvimento. Contudo, o medo pode ser algo produtivo e adequado em situações de perigo. Através do medo podemos despertar para a necessidade de nos proteger.
Dicas para lidar com o medo:
✨Dialogue com seu medo. Do que realmente você está com medo?
✨Os perigos interpretados por você são realmente proporcionais a intensidade do medo que você está sentindo?
✨Quais comportamentos você tem ao sentir medo?
✨Quais outros comportamentos você gostaria de colocar no lugar por acreditar que seriam mais adequados e produtivos?
Espero que essas perguntas ajudem a despertar o diálogo entre você e seus medos e a utilizá-los na medida certa!
Boa jornada!
Júlia Vieira
Psicóloga|Coaching
Crp: 11/03318
#medo #emoções #eneagrama #inteligênciaemocional #competênciaemocional #psicologia #psicologiafortaleza #coaching #coachingfortaleza #desenvolvimento #autoconhecimento #tcc #psicoterapia #júliavieira
Comentários