Ano V. Tertúlia Poética nº 11
- Edição nº 60 - 21 de setembro de 2014 -
Tema: Dia da Árvore
Publicações a se realizarem
nos blogs dos autores:
Antonio Carlos Santos Rocha. A tamarineira
Soaroir de Campos. 21 de Setembro Comemoração
em andamento...
Respostas
Ano V. Tertúlia Poética nº 11
- Edição nº 60 - 21 de setembro de 2014 -
Tema: Dia da Árvore
Décimas espinela, versos ocotosílabos,
rimas abbaaccddc.
OLHAI POR NOSSAS ÁRVORES...
Deus pai todo poderoso, A
O Senhor do universo B
Inspirai o homem de nexo B
cuidar do nosso colosso A
o nosso verde pomposo. A
Estes velhos espíritos C
Cuja missão, os méritos C
Alcançam a nossa vida, D
natureza que revida D
ar puro e paz infinitos! C
Senhor dos mundos, da vida, A
olhai por nossas árvores, B
ouvi os nossos clamores, B
olhai por nossas amigas, A
livrai do mal que intriga, A
desta morte sem sentido, C
do machado pervertido .C
Cuidai do belo verde, D
energia que ascende D
todos os sonhos vividos! C
Frondosas , verdes, plácidas, A
as companheiras das tardes, B
com seu gentil boa tarde B
inspira as mãos ávidas A
de carícias, as cálidas, A
despertadas nas alfombras. C
Debaixo das suas sombras, C
o deleite dos amores, D
os carinhos de mil cores, D
‘lejos de las malasombras’ C
Maria Iraci Leal/MIL
POA/RS/Brasil
20/05/2015
Obra protegida
Querida Maria Iraci, bela homenagem às árvores benfazejas.
Beijosssssssssssss
Árvore benfazeja e amiga, que oferece-nos tudo o que possui. O tronco, as folhas, as flores, as sementes e os frutos. Que retém as águas no solo, e que nos dá uma sombra agradável para descansarmos. A colocação de uma rede nos ramos, ou sobre o gramado, proporciona ao homem descansar nos dias de sol inclemente.
Estas amigas muito foram exploradas e continuam a ser. É assustadora a situação do desmatamento no Brasil, principalmente nos Estados litorâneos primitivamente recobertos pela Mata Atlântica, rica em maravilhosos vegetais, orquídeas, bromélias e outras espécies. Restam hoje apenas 3 por cento da Floresta Atlântica que existiu no Brasil colonial.
Tivemos em território brasileiro preciosas madeiras de lei que foram cortadas para finalidades comerciais e não foram repostas. E aquelas que são plantadas para reflorestamento, os pinus europeus, prejudicam o solo, porque se tornam terrenos impróprios para a agricultura. E é tão fechado este reflorestamento, que nem animais de nenhuma espécie, conseguem sobreviver alí.
As florestas tropicais que cobrem só 7 por cento da superfície terrestre, abrigam mais da metade das espécies vegetais e animais conhecidas Das cem mil espécies da América Latina cerca de 30 000 ocorrem na Amazônia, onde o desmatamento atinge taxas de 500 toneladas por hectare e 3 milhões de hectares por ano.
A harmonia, popularmente conhecida como ”equilíbrio ecológico” está sendo perturbada e as consequências serão desastrosas.
Uma primeira e bem evidente consequência é a extinção de espécies animais e vegetais.
Qualquer perda significativa de florestas afeta diretamente o clima da Terra e, consequentemente todas as suas formas de vida.
Há quem argumente dizendo que não tem sido consultado, ou não tem tido oportunidade de opinar sobre a devastação e desaparecimento de nossas florestas. Mas há também quem tem autonomia suficiente para decidir sobre assuntos relativos ao seu jardim, seu sítio ou fazenda
Plantando árvores, arbustos e flores nativas, atraindo borboletas, aves e uma série de outros animais, pode-se criar verdadeiros refúgios para a vida silvestre . Não se deve pensar, é claro, que nossa responsabilidade com o meio ambiente acaba nos limites da propriedade, nem acreditar que milhares de jardins cobertos de verde poderão substituir nossas florestas. Mas pode-se ter certeza que do esforço e dedicação de cada um, resulta o embelezamento e restauração de pelo menos um pedacinho da Terra.
Mesmo com a vida agitada no dia a dia das grandes cidades, pode-se encontrar momentos de paz e alegria num jardim. Se você nunca parou para observar um beija-flor tirando néctar das flores, nunca se entreteve com o canto de uma ave, nunca sorriu ao ver uma borboleta colorida pousando numa flor que você plantou, nunca esperou pela chegada de uma ave migratória, saiba que nunca é tarde para começar.
Existe uma série de outras razões para plantar-se árvores e atrair animais silvestres, mas a principal delas é querer ajudar o nosso planeta.
REFERÊNCIAS: Terra: O coração ainda bate -PROJESUL
Obrigada, querida Silvia.
Maravilhoso Quadro de Destaque.
Beijossss da Arlete.
Que bela crônica!
Conteúdo temático essencial.
Apreciei muito a leitura.
Parabéns!
Beijosssssssss
Grata, querida Silvia!
Beijossss.
As árvores ultrapassam milênios a oferecer folhas, flores e frutos. É beleza e abrigo. Parabéns, por tua crônica-homenagem! Beijossssssss