Casamento cigano

26430798470-4717047980-o_13_216386_v1.jpg

Cada cultura e crença religiosa possui um ritual matrimonial diferente. Por mais que exista semelhanças, toda cerimônia tem suas particularidades. O Casamento Cigano é uma das tradições mais antigas e importantes deste povo, conhecido por viver de maneira livre e sem criar raízes em uma determinada cidade. A celebração é duradoura e, como outras festas ciganas, costuma prolongar-se por até três dias. Trata-se de uma festa tradicional, bonita, colorida e muito bem aproveitada.

O Casamento Cigano tradicional começa anos antes, pois existe o costume de prometer a noiva à família do noivo quando ela está prestes a entrar na adolescência. É um arranjo formal entre famílias que possuem uma ligação. Existe também um interesse financeiro, mas as ligações e bom relacionamento familiar contam muito na hora da promessa da noiva ao noivo.

O pedido de casamento é realizado pelo noivo para o pai da noiva meses antes de marcarem a cerimônia. Infelizmente, a vontade da mulher não importa muito para oficializar esta união. Porém, não há um alto índice de separação entre os casais. Acredita-se que os laços fraternais do casamento costumam contribuir para a relação dar certo. Mesmo com os moldes ocidentais modernos, essa tradição perdura até hoje.

COMPROMETIMENTO PRECOCE

É comum que o Casamento Cigano seja realizado precocemente para os noivos. Em alguns casos, se casam com 14 anos ou menos. Porém, atualmente, existe uma tendência para que eles possam se casar um pouco mais velhos: 18 ou 19 anos para meninos e 15 ou 16 anos para meninas. Apesar de isso ser um costume, nada impede que os noivos se comprometam mais velhos ou mais novos. Isso vai depender das tradições da linhagem cigana da qual fazem parte.

OS PREPARATIVOS PARA A CERIMÔNIA DO CASAMENTO CIGANO

O Casamento Cigano possui uma série de rituais, alguns semelhantes aos de outras culturas e alguns completamente diferentes. A média de duração da cerimônia é de três dias. A família do noivo é responsável pelos preparativos como a roupa da noiva, a festa de despedida de solteiro e todo evento em si. A noiva deve só esperar, quando se trata de organizar o evento.

O VESTIDO DA NOIVA

Uma parte muito importante do Casamento Cigano é o vestido da noiva. Apesar de recentemente muitas noivas terem adotando o vestido branco da cultura ocidental, ainda é comum encontrar vestidos com cores vivas. Vermelho e rosa são os tons mais comuns. Além disso, os vestidos são muito ornamentados, exageradamente confeccionados de acordo com as escolhas da noiva. Não é costume usar rendas delicadas e detalhes pequenos, o objetivo é chamar toda a atenção possível.

Portanto, é recorrente ver noivas ciganas com vestidos estruturados, volumosos, com decotes profundos, fendas, múltiplos detalhes misturados e alguns até com iluminação própria. Não é raro, por exemplo, que um desses vestidos custe até 20 mil dólares.

O GRANDE JANTAR DAS FAMÍLIAS

O Casamento Cigano começa com um jantar na casa da noiva. O noivo e seus familiares chegam cantando e dançando no evento e sentam-se ao redor da mesa. As famílias ficam separadas, mas conversam normalmente entre si. Neste momento, é realizada a negociação de dotes, promessas e pagamento de dívidas. Tudo que diz respeito a finanças é resolvido neste evento. Os noivos já estão prontos para o casório.

A CELEBRAÇÃO DO CASAMENTO CIGANO

Depois do jantar na casa da noiva, a música recomeça e ela dança com o padrinho. Então, todos vão para a igreja celebrar a união do casal, prontos para começar a festa. Diferente das celebrações ocidentais, os ciganos celebram na igreja uma cerimônia íntima e tradicional, com votos e requisitos de entrada que lembram o casamento religioso católico. Apenas os parentes próximos estão presentes neste momento, não se abre a cerimônia para todos. O restante das pessoas da comunidade deve esperar a grande festa de formação da nova família.

A COMEMORAÇÃO DO CASAMENTO CIGANO

Até mesmo antes dos noivos chegarem, já começa a festa do casamento, com muita música e celebração. Os convidados devem estar vestidos com roupas tradicionais e muitas joias, para adornar com a maior quantidade de brilho possível. Também costumam vestir roupas coloridas com cores vibrantes. Não existe uma regra de etiqueta para os convidados da celebração, mas é tradição demonstrar luxo e glamour.

A festa dura dois dias, sendo que o primeiro dia foi gasto com jantar e cerimônia. Durante toda a celebração, vinhos e comidas são servidos à vontade, sem as comidas da tradição ocidental como jantar e docinhos. Uma mesa muito farta é abastecida constantemente e a festa segue sem intervalos. Existe quem diga que é um dos casamentos mais longos do mundo.

A VIRGINDADE OBRIGATÓRIA

A virgindade obrigatória é um dos fatos marcantes do Casamento Cigano. Como é mais fácil provar a virgindade da mulher, o peso desta obrigação recai mais sobre a noiva do que sobre o noivo. A comprovação da virgindade é feita após três dias de festa, quando os noivos podem ter seu momento íntimo. Depois desta noite, o noivo deve mostra o lençol ou camisa manchado de sangue. Caso não haja esta comprovação, a noiva poderá ser devolvida. Caso o noivo aceite, o pai da noiva deverá devolver o dote recebido

fonte:https://www.wemystic.com.br/casamento-cigano-conheca-as-tradicoes-e-curiosidades/

 

 

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Portal PEAPAZ.

Join Portal PEAPAZ

Enviar-me um email quando as pessoas responderem –

Respostas

This reply was deleted.