Na década de 1920, o deputado federal Galdino do Valle Filho teve a idéia de instituir o dia das crianças. Os demais deputados aprovaram o projeto e o dia 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, em 5 de novembro de 1924.
Trinta e seis anos após este decreto, em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar suas vendas, é que a data passou a ser comemorada. A estratégia deu certo, pois desde então o Dia da Criança é comemorado com muitos presentes!
Seguindo a idéia genial, outras empresas decidiram criar a Semana da Criança, para aumentar as vendas!. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção e fizeram ressurgir o antigo decreto.
A partir daí, o dia 12 de outubro se tornou uma data importante para o setor de brinquedos.
Alguns países comemoram o dia das Crianças em datas diferentes do Brasil. Na Índia, por exemplo, a data é comemorada em 15 de novembro. Em Portugal e Moçambique, a comemoração acontece no dia 1º de junho. Em 5 de maio, é a vez das crianças da China e do Japão comemorarem!
Muitos países comemoram o dia das Crianças em 20 de novembro, já que a ONU (Organização das Nações Unidas) reconhece esse dia como o dia Universal das Crianças, pois nessa data também é comemorada a aprovação da Declaração dos Direitos das Crianças. Entre outras coisas, esta Declaração estabelece que toda criança deve ter proteção e cuidados especiais antes e depois do nascimento.
Muito é preciso fazer-se em prol da infância em todo o mundo.
O carinho e a proteção de uma família são os primeiros passos.
Outros elementos básicos também são necessários.
Toda criança deve ser cultivada com carinho e afeto, como se fosse uma verdadeira e delicada planta.O investimento realizado para o futuro de uma criança, não quer dizer que ela venha a ser um grande vulto, mas que aprenda a ter dignidade, caráter e moral. Com estes atributos, as crianças que no futuro serão adultos formados, deixarão exemplos a serem seguidos, até que o reconhecimento seja dito:
-Estes são os grandes homens.
A emancipação da mulher foi a grande conquista social do século XX.
Esta conquista que mudou a concepção de vida da humanidade não resultou apenas de lutas teimosas. Surgiu fundamentada numa nova idéia sobre direitos que não havia se modificado durante séculos.
A emancipação do menor, no que se refere aos seus direitos, não é menos importante do que foi a da mulher
Até recentemente, o menor, ser desprovido de direito, era considerado propriedade de seus pais. Assim como a mulher, amada pela família, pelos homens e pelos filhos, porém sem direitos reconhecidos, a criança foi também objeto de ternura e amor dentro das famílias, sem outras garantias.
A realização e a felicidade do ser humano depende em grande parte, do que a sociedade e o Estado possam lhe oferecer. Amor somente não é suficiente. A consciência social e a opinião pública precisam ser despertadas para os Direitos dos Menores, assim como acontece com os Direitos das Mulheres.
Bilhões de crianças vivem em condições realmente espantosas e isto decorre da falta de reconhecimento do menor como cidadão, em qualquer lugar que se encontre, com toda a dignidade do ser humano.
Considerando os menores como sujeitos de direito uma vez que são doadores para a humanidade, desde o momento em que nascem. São doadores do instinto de perpetuação da espécie, do instinto da paternidade e não pertencem aos seus pais porque deles receberam o dom da vida.
O dom da vida não pertence aos pais, vai além do poder terrestre destes sobre os seus filhos.
Os menores devem ser defendidos na escola, na família, no trabalho, na sociedade e frente ao Estado. É preciso que se faça um projeto para a realização destes direitos na prática e para a proteção dos mesmos como um investimento da sociedade e do Estado.
Sabemos quantas crianças abandonadas vivem pelas ruas em nosso país.
Muitos entregues às drogas.
Outro descalabro são os menores que tem trabalho escravo e também meninas que se entregam à prostituição desde cedo.
O maior presente para os menores em todo o mundo seria o estudo e a ação sobre as crianças e sobre os Direitos dos Menores.
Comentários
Excelente pesquisa, querida Arlete.
Parabéns.
Bjssss
Parabens!
Aos queridos amigos Selda, Marcial, Dany e Laís.
Agradeço os simpáticos comentários de todos vcs.
Seus escritos são sempre muito especiais, bem feitos e contém muito amor pela humanidade..
beijos, com carinho,
Arlete.
Relevante conteúdo temático.
Parabéns!
Beijosssssssss
Texto maravilhoso ,bem redigido e muito reflexivo
Aplausos querida amiga pelo talento
Gde beijo
Perfeito, Arlete querida!
Um artigo que nos leva a pensar em vários pontos...
Conseguiu abranger sobre o que falta para as crianças,
e sobre o que pode trazer-lhes danos...
Muito reflexivo...
Para ler e reler... este primor!
Beijos
Parabéns Arlete pelo excelente trabalho!
Bela noite!
beijos