Aos desafios, juntei o medo e a coragem. Com 17 anos de idade já era uma professorinha. Décadas douradas, ainda menina, mas com a garra do fazer valer os estudos, o conhecimento e a riqueza com a qual meus queridos mestres haviam me preparado. Filtragem cristalina de salpicar motivos, abrir caminhos, criar perspectivas entre estratégias mil. À primeira turma, timidez! Mas fui...
Olho no olho, aluno e professor. Havia o tempo em que respeito era a palavra- chave. Mas os desafios cada vez mais se transformaram em alguns pesadelos. Realidade dura, crua, cruel!
Quase morri de tristeza, quando vi meninos e meninas que ainda poderiam brincar desses brinquedos de ontem e de hoje, mas que se foram como trapos da sociedade, trocados por migalhas... Trocando chumbos em estilhaços, perderam -se nos vícios sem volta e sem noção de que a vida havia escapado tão precoce!
Quase morri de alegria incontáveis vezes em que percebia a satisfação e confiança de momento exato daquele clique que parece mágico, de apreensões onde explicitavam o prazer de conhecer e aprender!
Tenho privilégios. Contatos de meninos e meninas, meus ex-alunos, hoje, homens e mulheres feitos que ficaram para sempre! Fizeram morada em meu coração.
Aos depoimentos e mensagens que recebo, esses sim, fazem o brilho das horas de meu sol interior. Vejo e sinto que valeu a pena a mínima palavra que não se diluiu no tempo.
E o sabor do Insight? Não há preço que compre nem que pague! Treinei por longos anos o desafio da lida entre o conhecer e o saber e, consequentemente, desenvolver, e um tanto de adivinhar os gostos e tendências teens para adocicar as convivências aluno e mestre. Tantas histórias de existir, tantos afetos e, sim, incompreensões nas salas de aula onde o currículo não agradava a todos.
Tive a responsabilidade de não confundir amizade e profissionalismo e mantive, em suma, zelo pela disciplina, e continuo nessa tecla: Amor, ordem, liberdade aguçando a criatividade, acredito absolutamente se vai longe! E aprendi milhares com colegas e alunos, sem exceção!
Pupilos que passam por nossas mãos, tarefa, missão! Árdua, mas compensadora.
O resultado faz a diferença.
Sobrevivi, e louvo a paciência de esperar, esperar, esperar! Acreditei e acredito!
Educar é amar, criar caminhos, exemplificar, contar a própria história e cativar seres humanos que, não raro, arraigados em tradições (essas de grande valor), mas também abrir o leque de inovações, incitar, "inusitar" o mundo com vontades e invenções de paz, amor, respeito.
Educar com ênfase em valores morais, atualmente precários, mas não podem e nem devem sair de moda. O planeta urge de moralidade e sabedoria! Descobrir, espaços mais infinitos do ser. Viver dignamente esse divino presente que é inteligência, alegria, saúde mental e física que, por conseguinte, são base sólida da ciência de todo e de tudo!
Professor, semeador, cultivador de canteiros humanos!
Acendedor de esperança de boas colheitas futuras. Responsável pelo cultivo ou ceifa de habilidades. As palavras têm causa e efeito, portanto, avante a consciência de que se pode iluminar ou castrar sonhos!
Benditos sejam os visionários dessa messe! Louvados sejam os mestres, professores do mundo!
Maria das Graças Araújo Campos, MG/Brasil
Graça campos, 15/10/2014.
Lincença Criative
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-No Derivative Works 3.0 Brasil License.
Comentários
Muito grata, querida Sílvia Mota! Beijosssss
Bom dia, querida poeta, Mônica Pamplona! Muito grata por suas palavras lindas! Beijossss
Texto que engrandece e valoriza a todos os mestres.
Parabéns, Graça querida.
Mais uma excelente e linda composição.
Bjsssss
Obrigada, queridas! Uma flor e meu carinho! Beijosssss
Foto : Graça Campos Out/2014.
Flor do campo
Parabéns Graça!
Rico texto onde relatas coisas preciosas a teu respeito
beijo
Graça
Seu texto é de uma grandeza exemplar
Tenho carinho e respeito pelos mestres porque eles merecem toda nossa atenção
Uma pena que em nosso país são pouco valorizados e mesmo assim eles procuram dar o máximo de se mesma.
Parabéns querida pelo lindo texto
Gde beijo
Muito obrigada, querida Lufague! Muito honrada com seu lindo comentário! Beijosssssss
Graça, em seu lindo texto poético, toda grandeza, dessa categoria que tem nas mãos a missão factual de construir personalidades, dá luz aos caminhos, orientar rumos, desejos,e como você bem disse: o poder de entusiasmar ou podar os sonhos lúcidos de toda as gentes que têm o privilégio de ter em suas vidas, professores, essa classe de grandeza absoluta que merece sobretudo ser reconhecida em nosso país...Parabéns!